-
Lapidando Cidadãos
Lapidando Cidadãos através do Tênis
-
O Projeto
Em 2016 foi idealizado o projeto Lapidando Cidadãos pelo Promotor de Justiça Luís Augusto Gonçalves Costa e se tornou realidade através da AMMA. O intuito é de difundir o tênis em todas as classes sociais, especialmente para crianças vulneráveis, transmitindo valores para a vida que esse esporte de forma lúdica proporciona e, ainda, possibilitar encontrar atletas que possam representar a Cidade, o Estado e o País nesta modalidade.
: Em virtude que este esporte passa de maneira simples diversos valores e condições para a formação dos jovens.
O que é transmitido pelo Tênis aos jovens: Ajuda a ser honesto, independente, aprende-se a competir, ensina a socializar, trabalha a tomada de decisões rápidas, mantém a distância das drogas e bebidas, desenvolve o cérebro e a concentração, desenvolve a autoestima, ajuda na coordenação e melhora o condicionamento cardiovascular, proporciona o bem estar físico e mental, é um esporte para toda a vida.
AMMA núcleo 1
Neste núcleo de massificação, com mais de 250 participantes, o projeto funciona com turmas maiores e aulas semanais, visando apresentar o esporte aos beneficiários e transmitir os valores, bem como encontrar crianças para participar do Lapidando Tenistas – equipe.AMMA núcleo 2
Assim como no núcleo 1, neste também tem 250 beneficiários e é proporcionado diversas atividades durante todos os dias no contraturno escolar , seguindo as diretrizes do programa Florescer do Instituto Elisabetha Randon.Neste núcleo também são atendidos adolescentes com programa de oficinas de violino, tênis, mercado do trabalho e iniciação ao voleibol.
Núcleo Santa Teresa
Neste complexo de 07 quadras de tênis cobertas, é visado um maior desenvolvimento na prática do tênis, sendo que no mínimo é proporcionado duas horas/aula por semana de tênis aos participantes.Núcleo Escolas
Visando um maior desenvolvimento na prática do tênis, escolas da rede municipal e estadual de Vacaria, alunos recebem aulas semanais nas escolas Instituto Irmão Getúlio, Dom Henrique Gelain e Juventina Morena de Oliveira.São atendidas 250 crianças nestes três núcleos de atuação.
Tênis nas escolas
O Projeto Tênis nas Escolas, uma iniciativa de massificação implantada nas escolas públicas do município. O processo de implementação se deu através da capacitação de professores da rede pública através do curso de formação da Confederação Brasileira de Tênis.Atualmente, as escolas Cecy Sá de Brito, Nabor de Azevedo e Pedro Álvares Cabral já oferecem aulas de tênis como parte integrante de seu currículo. Todo o material essencial para a prática do esporte, como bolinhas de tênis para iniciantes, mini redes, raquetes e cestos de bolas é fornecido às escolas, garantindo assim a viabilidade das aulas.
APAE
O Projeto de Tênis Lapidando Cidadãos está fazendo a diferença ao promover a inclusão através da parceria com o projeto Tô no Jogo e APAE.Com o compromisso de construir uma sociedade mais justa, empática e acolhedora para todos os indivíduos, independentemente de suas habilidades ou características únicas, o projeto está desafiando estigmas e preconceitos.
Desta forma, busca conscientizar sobre os direitos das pessoas envolvidas e a desenvolver além das habilidades cognitivas e motoras, as competências relacionais e emocionais.
Lapidando Tenistas – subprojeto
Atende crianças a partir dos oito anos de idade e, ao utilizar a ferramenta do esporte, visa a transformação social, pois, de forma lúdica, transmite valores e princípios de cidadania, o que proporciona o crescimento do indivíduo.Os treinos destes são intensificados para no mínimo três vezes na semana, seguindo os níveis de carga horária dos países mais evoluídos neste esporte.
Além dos treinos de tênis, é trabalhado a parte física, mental e emocional, preparando de forma integral para a competição.
Tênis em Cadeira de Rodas
Diego Kohlrausch é gaúcho de Carazinho e representante do tênis em cadeira de rodas no estado, atuando pelo projeto Lapidando Tenista. Diego se destaca como um importante incentivador do tênis para pessoas com deficiência.Sua jornada no tênis em cadeira de rodas começou em 2022, uma década após um acidente de moto que resultou na amputação de sua perna esquerda. Apesar dos desafios enfrentados diariamente, Diego demonstra uma paixão ardente pelo esporte e determinação em competir no mais alto nível.
Conheça um pouco mais do projeto Lapidando Cidadãos baixando o arquivo PDF abaixo, com a apresentação completa do programa.